Ultimas Postagens

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

#Projeto Renovando Livros: Resenha: Alguém para amar a vida inteira
























Boa tarde Pessoal!

Janeiro acabando e muitos livros para ler, hoje trago mais um livro resenhado que escolhi para o projeto.
Este há muito estava aqui comigo, foi me doado, logo que ganhei achei que pelo titulo seria mais uma historia de romance, mas foi além. Fiquei até pensando se foi de propósito mesmo que me deram este livro, pois...

Alguém para a amar a vida inteira, logo que comecei a ler este livro me deparei com uma grande surpresa, a história se passava no bairro onde nasci, cresci e ainda vivo, São Miguel, Zona leste (extremo) de São Paulo, passasse no tempo onde a famosa Nitro-Química, fábrica aqui perto funcionava totalmente e a todo vapor ( hoje funciona parcialmente), o bairro começava a crescer em meio ruas com lamas, com a chegada de nordestinos para a tão promissoras fábricas de São Miguel, Brás, Tatuapé e outros.
A rápida historia de Jacinto ou Jarré, assim chamado por alguns e de Emília Emiliano, baseia-se entre o trabalho nas fábricas, familia lutando para sobreviver na cidade grande, tempos de greves, sonhos e um amor simples em meio a tanta desilusão.
Contarei rapidamente sobre a Emília, moça que veio para a cidade grande fugindo das verdades que a vida lhe pregou, porém uma moça sensata. Jacinto o protagonista já é um rapaz que desde criança nunca receberá um afeto digno de seus pais, principalmente do pai que trabalhava na fábrica Nitro-Quimica e vivia tossindo devido a inalação das substancias químicas, que também não admitia ter um filho vagabundo, iniciando assim Jacinto desde cedo no trabalho numa fábrica no Brás onde conhece Emilia. Isso aconteceu nos seus 14 anos, na epoca que adolescentes podiam ter suas carteiras de trabalho assinadas.
Eu gostei do desenvolvimento da história, apesar de serem somente 96 paginas, porém gostaria que essa historia fosse maior, mostrasse mais o romance de Jacinto e Emília e de repente mostrasse mais o que poderia ter acontecido com Jacinto e sua trajetória nas metalúrgicas da vida.
Gostei também pois apesar do titulo se tratar de um amor a dois, mostra muito sobre quem a gente deseja ter ou ser, mesmo em meios as dificuldades ou vida que levamos num mundo meio amargo.
  

O Autor

Roniwalter Jatobá de Almeida nasceu em 22 de julho de 1949 em Campanário, Minas Gerais. Aos dez anos, foi morar em Campo Formoso, Bahia, onde concluiu, em 1964, o curso ginasial. Por alguns anos, perambulou pelo sertão baiano, dirigindo um caminhão Ford, e lendo nas muitas horas vagas. Em 1970, após servir o exército em Salvador, veio para São Paulo. Trabalhou como operário "desqualificado" na Karmann-Ghia, no ABC, enquanto morava ao lado da Nitroquímica, em São Miguel Paulista. Entrou para a Editora Abril no final de 1973, na área gráfica e, cinco anos depois, auxiliado financeiramente pela empresa, formou-se em jornalismo. Foi redator das publicações infanto-juvenis desta editora e da Rio Gráfica (hoje Globo), escreveu livros e colaborou em Versus, Folha de S. Paulo, Movimento, Escrita, Ficção e outros. No final dos anos setenta viveu sete meses na Europa, num exílio voluntário. De volta, foi redator de Nosso Século, editor de textos de Movimento e Retrato do Brasil (fascículos), editor-executivo de Saúde!, Boa Forma e de publicações especiais da revista Corpo a Corpo; criou e dirigiu ainda a revista Memória e editou livros históricos na Eletropaulo. No período de 1996 a 2001, Roniwalter escreveu uma crônica, aos domingos, no jornal paulista Diário Popular.

17 comentários:

  1. Oie
    não conhecia o livro mas confesso que o título e sua resenha me chamaram bastante a atenção, gostaria de ler em breve e adorei a capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi.
    Não conhecia o livro também, acho que nunca ouvi/li sobre.
    Mas a história parece ser interessante, pena ser tão curto, acho que se eu lesse ia ficar frustrada hahaha pois gosto de história com mais desenvolvimento. Mas quem sabe acabe gostando mesmo assim né.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da arte da capa do livro e da premissa da história. É bacana isso que você comentou sobre o lugar em que se passa a história. Meu autor nacional favorito é o Roberto Drummond e nos livros dele sempre tem cenários da cidade, dai passo pelo lugares e fico imaginando os personagens caminhando por lá também, pra mim isso é meio mágico (especialmente quando eu amo os personagens).

    ResponderExcluir
  4. Nossa que resenha legal, despertou bastante minha curiosidade em relação a obra, apesar de ser bem curtinho neh. Mas vou procurar e dar uma chance ao livro, parece ser interessante.

    Abraços, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Viviana.
    Não conhecia o livro, mas adorei a proposta. Estamos tão acostumados a ler livros estrangeiros que, quando nos deparamos com uma história que se passa no bairro onde nascemos, como foi o caso, a reação é essa mesmo: surpresa kkk Eu ainda não encontrei nenhum livro que contasse a história de alguém que vivesse onde eu vivo, mas adoraria.
    Parece ser um livro legal, apesar de curtinho.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que capa legal <3 Adorei mesmo.
    Não conhecia o livro mas me pareceu bem interessante. É uma pena ser tão curto. Deixa aquele gostinho de ''quero mais''.
    Se bem que livro grande não é necessariamente garantia de livro bom, né? Podem existir livros maravilhosos com menos de 100 páginas e livros ruins com 300 ou mais. Mas gostei da sugestão.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia o livro, mas achei bem bacana te darem um livro que se passa onde mora desde que nasceu.
    Pena o livro ser tao curtinho né, parece que a historia do casal tinha tudo pra render um romance bem mais profundo e cheio de ensinamentos das dificuldades daquela epoca

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Achei a história do livro pacata, mas interessante. Achei legal ela ser retratada numa época diferente, embora tenha sido escrita em 2012 (sim, fui procurar, pois até tinha achado que era um daqueles livros clássicos do qual não temos tanto conhecimento). O romance me pareceu bonito, mas confesso que isso não me chamou muita atenção - o fator histórico me parece bem mais interessante.
    Ah, uma dúvida: o que é esse projeto? Não entendi. Você o explicou em outro post? Gostaria de saber :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Livros com poucas páginas sempre nos deixam querendo mais, não é? Eu adorei a premissa, e adoro quando pego livros que se passam onde eu moro também.
    Valeu pela dica, já adicionei a obra nos meus desejados! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oii.
    Não conhecia o livro,mas achei interessante o projeto, espero que dê tudo certo.
    Beijinhos;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Viviana, não conhecia ainda esse autor, bem legal a história se passar no bairro onde vc mora, eu conheço tbm, morava na patriarca, mas atualmente moro no Rio, enfim a história do livro parece ser bem sensível, um romance leve, fiquei curiosa para conhecer a história desses personagens!Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá

    O livro já chama a atenção pela capa, gostei da premissa, principalmente por a história se passar numa época diferente,acho que mesmo sendo pequeno ele deve dar bem o seu recado eu diria, dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Viviana! Eu particularmente gosto muito quando as histórias são curtas assim como a desse livro. Mas esse daí em questão não me chama a atenção e não pretendo lê-lo. Se me permite dar um conselho: Revise seu post antes de publicá-lo! Tem alguns errinhos nele. ;)
    Beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir
  15. Bom, o livro é completamente diferente da capa. A história acaba vaga, vazia sem conteúdo, tive que ler o livro para um trabalho escolar, mas me arrependir completamente meu coselho é que não leia!

    ResponderExcluir
  16. Bom, o livro é completamente diferente da capa. A história acaba vaga, vazia sem conteúdo, tive que ler o livro para um trabalho escolar, mas me arrependir completamente meu coselho é que não leia!

    ResponderExcluir
  17. quais são as características dos personagens? E em qual tempo ocorre a historia ?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Saiba que nos deixou muito Felizes!!