Ultimas Postagens

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

#Resenha: Um Corpo no Escuro de Warren B. Murphy

Warren B. Murphy
Ano: 1981 / Páginas: 148
Idioma: português
Editora: Francisco Alves
Sinopse: Walton é uma cidade de Connecticut, com uma população de 35 mil almas. Sua formação policial tem o tenente Jezail, auxiliado pelo detetive Glennon, e dois policiais, sob a direção geral do chefe Waldo Semple. Um crime na cidade, se não chega a ser um grande acontecimento, é sempre um fato que mexe com tudo. Assim, quando Jezail foi avisado que em Brown Farms Road, na Walton's Gold Coast, o escritor Barry Dawnson fora assassinado em sua casa, a força policial de Walton entrou em atividade. A arma do crime: um martelo pertencente ao construtor alemão Gunter Wilke, que fazia obras na casa, num local próximo. Assim que descobre o caso ocorrido, Jezail manda buscar o Professor David Vicent Leonardo, na Universidade onde leciona matemática e, que procurem algum negro nas redondezas, pois é racista convicto. O martelo tem impressões digitais, porém quando estudadas descobre-se que pertencem ao morto, além de apresentar cabelos e sangue do escritor assassinado, provando ser a arma assassina. O Professor Leonardo tem suas próprias leis e, de acordo com as informações até então levantadas, declara:
"- Uma coisa de cada vez. Há quatro possibilidades de morte hoje em dia. Acidental, natural, suicídio ou assassinato. Acidental e natural estão eliminadas. Suicídio está também pois não existe arma do suicídio. Portanto, só resta uma: é assassinato."
UM CORPO NO ESTÚDIO é um livro irônico e bem humorado, que narra a estréia do Professor Leonardo, uma grande figura humana. E, além do mais, um excelente mistério de quarto fechado.

RESENHA


Larguei um pouco desesperada um outro livro onde a leitura não fluía e corri para esse e não me arrependi em nenhum momento, mesmo esse livro sendo de 1981, onde faltavam apenas 3 anos para eu nascer, cheguei até ele ou ele chegou ate mim como um brinde de parceria e ja estava muito afim de conhecer a historia.
Jezail um tenente que tem sua vida pessoal um fracasso permanente, caso tipico da maioria dos policiais, acorda com a noticia que um grande escritor da cidade de Walton, Barry Dawson, que não possuía muitos amigos, havia sido assassinado em seu estúdio. 

Designado até o local para averiguação do homicídio, ao chegar ao local se depara com um caso tipico das histórias do próprio Autor assassinado. O Tenente então vai em busca da ajuda de Leonardo, um professor renomado e muito, muito inteligente, mas o Inspetor Drossner e o Chefe Semple zombam da parceria do Tenente e Professor. Drossner se acha o policial esperto, que acredita que resolveu o caso no tempo certo para chamar atenção da mídia. Leonardo, enxerga além das evidencias obvias.

Logo a casa de Barry é infestada de jornalistas e fofoqueiros, e com os policiais invadindo a casa, conhecemos os mais próximos suspeitos do assassinato, a esposa de Barry, Christabella Dawson, Alfred Needles secretario de Dawson, Alden Barkmore advogado-agente-empresario de Dawson e Walter Payton um empregado da casa, há mais personagens secundários, mas a historia foca mais nesses suspeitos e acreditem, o enredo deixa você totalmente preso a uma investigação de primeira, Drossner nos mostra nitidamente que é uma policial sem potencial nenhum para uma grande investigação do tipo, já Professor Leonardo que é sempre acompanhado por Jezail, nos mostra um raciocínio logico e ilógico aos mesmo tempo, mas perfeito. 

O desfecho nada mais é que surpreendente, a linha de raciocínio da dupla é totalmente instigante e os detalhes desvendados nos deixa a pensar, como não percebi isso antes?

O livro foi perfeito, gosto muito de livros policiais e para quem gosta do gênero, essa é minha indicação

9 comentários:

  1. Falou em assassinato, falou comigo! Não resisto a um livro policial, ainda mais quando bem feito, como parece ser o caso. Este eu não conhecia, e agradeço a dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por livros policiais e estes antigos tem um charme todo especial ♥
    O título também me remeteu aos títulos de Sidney Sheldon, acredita?
    E claro a história parece-me ótima.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Me pegou! Adoro livros de suspense policial este ainda conta a vida pessoal dos policiais e sua cidade e vc ainda diz que o final é surpreendente! Vou aceitar a indicação

    ResponderExcluir
  4. Olá, Viviana.
    Você fez muito bem em abandonar um livro que não fluía, assim você pode ler logo esse livro que te conquistou, mesmo tendo sido escrito alguns anos antes de você nascer.
    Eu gosto bastante de livros policiais justamente porque no final a gente fica muito impressionada com a descoberta do investigador. Sua indicação está anotada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gosto de bastante de livros policiais, mas a história tem que realmente me conquistar, ser bem construída e me prender totalmente. Pela sua resenha, esse livro parece legal. Se tiver oportunidade, darei uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oláá! tudo bem?
    Nossa, adorei! Sou aapixonada por livros policiais!! Pela sua resenha, parece ser muito bom! Nem me importo de ser antigo, às vezes é até melhor :D

    Seguindo aqui!
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Não me interessei pela obra, acho que por conta do gênero, que não é um que gosto. Porém, fico feliz por ter gostado!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha, essas edições me conquistam a cada vez que leio, além de o mistério sempre nos prender, dica super anotada e quero ler.
    ABraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Viviana!
    Não conhecia o livro, mas adorei que o autor consegue fazer um enredo que nos prende totalmente. Fiquei curiosa com esse desfecho, também adoro livros policiais, mas nem sempre são tão bons, vou tentar conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Saiba que nos deixou muito Felizes!!