Ultimas Postagens

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

#Primeiras Impressões: O Ultimo Verão de Cesarina Vighy

Diagnosticada com uma rara doença neurológica degenerativa, Cesarina Vighy teve certeza que seu maior sonho acabara: tornar-se escritora, sendo a nova Emily Dickinson da literatura. Passado o choque inicial, decidiu enfrentar seus medos, como o fracasso e o julgamento da opinião pública, escrevendo a autobiografia O último verão, vencedor do Prêmio Campiello. Falecida em 2010, e após as críticas recebidas nos principais jornais europeus, ela não poderia imaginar quão perto chegou da poeta americana.

Ao longo de quase 200 páginas, o leitor pode perceber a transformação de uma escritora relutante, desconfiada, em uma desbravadora que não tem medo de falar da vida, dos sonhos que não serão realizados e, obviamente, do medo do desconhecido. Isso, sem fazer concessão alguma à comiseração.

Nesta obra autobiográfica – um pequeno auto de fé e um magnífico hino à vida que existiu, e que ainda existe –, Cesarina Vighy reconcilia o leitor com a vontade de viver e o leva a uma conclusão vital: todos precisam aproveitar os dias com alegria, mesmo que o tempo restante seja exíguo.
ISBN-13: 9788528619423. Ano: 2014 / Páginas: 182. Idioma: português. Editora: Bertrand Brasil

Até a página 100...

Coloquei como lido até a pagina 100, mas não foi o que aconteceu, li até a pagina 52, pois tentei, mas tentei mesmo seguir uma leitura, onde pudesse entrar na historia, viver os momentos da personagem, entender a história, mas não deu, não conseguir ir além, ficar interessada e apegada a história, poucas vezes deixei de ler um livro, geralmente vou até o fim, mesmo que lá no final o livro não tenha impressionado ou me prendido tanto, já no caso desse livro ficou cansativo a tentativa de me prender a leitura.
Recebi esse livro como parceria da Editora Illuminare, já li outros livros que foram incríveis suas historia. Já o livro de Cesariana Vighy, O Ultimo verão, não consegui me apegar e deixar a leitura fluir, quando citei cansativo. O livro conta a historia de Z, que no decorrer de paginas lidas, narra sobre sua percepção sobre a vida e faz reflexões, pois agora está doente, internada em algum lugar por conta da doença, mas nos leva antes a conhecer sua família, seu avô, sua avô, seu pai e sua mãe e como foi o inicio da sua vida, até ai tudo bem, mas não consegui compreender a sua historia ou o que de fato ela queria passar, sua narrativa é um pouco complexa, pelo menos não conseguia entender qual momento ela estava retratando e quem era o personagem de fato, talvez eu retome a leitura futuramente e entenda melhor, mas por agora li ate aqui.
Alguém que já tenha lido, poderia me ajudar? Para quem não leu, acredito que valha a pena tentar, pois talvez tenha sido meu momento que tenha impedido o sentido da leitura desse livro, mas recomendações, deixo a vocês quererem conhecer, pois se tratando da sinopse a leitura parece interessante, mas não foi para mim nesse momento.

Beijos

11 comentários:

  1. Nossa que chato!
    Nunca li.
    Eu queria ser como você. Conseguir abandonar uma leitura quando não te chama mais a atenção. Se fosse comigo, teria lido o livro todo, mesmo não gostando... Acho que é um toc meu.. sei lá..

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não consigo parar. Eu ainda não conhecia o livro. O leitor precisa estar em um momento propicio para criar um vínculo entre ele e o enredo. Quando isso não acontece se torna mesmo insuportável a leitura. Eu sempre procuro entrar numa nova estória sem nenhuma expectativa, aberto e disposto a deixar o enredo me guiar. Alguns autores usam as primeiras páginas para preparar o leitor para o que virá, nesse caso 50 páginas seria pouco para alguma conclusão. Tomara que consiga terminar a leitura em um outro momento.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. A pior coisa para mim é quando crio expectativas e a leitura me decepciona. Já tem acontecido e eu pulo as partes repetitivas até chegar ao final da história. Depois de ler suas impressões não fiquei animada para ler esse livro.
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A pior coisa para mim é quando crio expectativas e a leitura me decepciona. Já tem acontecido e eu pulo as partes repetitivas até chegar ao final da história. Depois de ler suas impressões não fiquei animada para ler esse livro.
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Gente que livro é esse? Fiquei aqui pensando em como lerei essa obra sem me emocionar e cair aos prantos, você trouxe e expôs pontos que realmente me fariam querer ler, por mais que tenham sido negativos, quero ler.
    Beijinhs

    ResponderExcluir
  6. Eu já fui dessas de não largar um livro, mas agora, quando não dá eu nem insisto muito (tentar uma vez novamente ok, mas mais que isso é meio que perda de tempo, ainda mais com tantos livros na fila de leitura).
    Achei a premissa interessante, mas a própria sinopse já me pareceu chata e sua postagem meio que só me confirmou isso. Acho que nem eu e nem você somos o público desse livro... Uma pena!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Também tenho dessas de não querer parar de ler sem finalizar, parece que estou humilhando o pobrezinho. kkkk A sinopse fala bem pouco, mas parece ser um pouquinho chato mesmo... Mas olha, quem sabe mais pra frente ele acaba te agradando. Os dois últimos livros que li estavam bem chatinhos, até dormia lendo, mas foi só passar algumas páginas e não conseguia mais parar.
    Boa sorte! Espero que consiga finalizar, e claro, que goste.

    Beijoos!
    Estante Mineira

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu também não gosto de abandonar a leitura mas essa com certeza seria uma que eu faria isso. Meu Deus, que coisa mais chata hahaha Detesto livros que ficam fazendo trezentas mil reflexões, a leitura se torna muito cansativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não gosto de abandonar leitura mas eu não sou uma pessoa que me forço muito a continuar não, se não pegou não pegou, paro onde for e passo para outro, pois o tempo que estaria gastando com um livro que não fluiu eu poderia estar com um livro ótimo

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa eu simplesmente odeio quando isso acontece sabia? Não conhecia o livro e para ser bem sincera, ele não me chamou a atenção em nada, por isso não o leria no momento.


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá amoreca... parece se tratar de um livro que eu não leria rsrsrs... sei lá desanimei, embora a sinopse até tenha me chamado a atenção.

    BEijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Saiba que nos deixou muito Felizes!!